WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

Novo terminal rodoviário de Deodoro é inaugurado

Terminal Deodoro (Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio)
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Nove anos após o início das obras para a implantação do BRT Transbrasil ao longo de grande parte da Avenida Brasil, a prefeitura está realizando hoje a primeira entrega do projeto. No entanto, o novo corredor expresso só entrará em operação em 2024. Na presença do prefeito Eduardo Paes, o Terminal Deodoro será inaugurado no início da manhã, permitindo que os passageiros integrem imediatamente o ramal da SuperVia de Japeri, ônibus e o BRT Transolímpico até o Recreio. Dependendo do local de embarque e do modal utilizado, a redução do tempo de viagem até o destino será de 20 minutos a meia hora, de acordo com cálculos da Secretaria Municipal de Transportes.

O novo terminal de Deodoro já se encontra em funcionamento | Imagens: Leonardo Sales/Helicóptero 93FM

“É muito significativo na vida de uma pessoa ganhar até uma hora por dia no deslocamento, considerando ida e volta”, destaca a secretária Maína Celidonio. Os usuários do trem levarão 20 minutos a menos para chegar à Barra ou ao Recreio, não necessitando mais usar o Transcarioca, cujo embarque até então era apenas em Madureira. Aqueles que partem da altura de Bangu terão uma redução de 30 minutos, os de Guadalupe, 20 minutos, e os da Vila Kennedy, 25 minutos.

Nessa imagem aérea de 2016 é possivel ver a transformação do local onde abrigou antigo terminal | Foto Rogério Silva 021 Notícias
Nessa imagem aérea de 2016 é possivel ver a transformação do local onde abrigou antigo terminal | Foto Rogério Silva 021 Notícias

Originalmente, o Terminal Deodoro deveria ter sido concluído em 2016 para a Olimpíada, a fim de facilitar a conexão com os principais estádios dos Jogos. No entanto, as obras do BRT sofreram atrasos e paralisações, e a construção de Deodoro só começou em 2021.

Dentro do novo terminal, que possui seis mil metros quadrados, serão oferecidos dois serviços do BRT Transolímpico: o 52, com destino à Barra, e o 51, com destino ao Recreio. Sete linhas de ônibus convencionais terão paradas dentro do terminal, enquanto outras cinco terão pontos em frente. Quando o Transbrasil estiver pronto, a integração será ainda mais ampla.

Quanto à inauguração do Transbrasil, Maína confirma que está prevista para 2024. Os ônibus articulados para o novo corredor devem ser entregues de novembro a março do próximo ano.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), responsável pelas obras do corredor, mantém a previsão de conclusão do corredor até o final deste ano. Faltam ser concluídas quatro das 18 estações e quatro das 21 passarelas, incluindo Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe e Guadalupe.

Prefeitura inaugura novo terminal rodoviário de Deodoro

As obras do Transbrasil, excluindo o Terminal de Integração Gentileza, no Caju, que é uma parceria com o VLT, terão um custo de R$ 1,9 bilhão, de acordo com a SMI. Quando iniciadas em 2014, o orçamento era de R$ 1,4 bilhão. Esse valor inclui três terminais: Deodoro, Missões e Trevo das Margaridas. No entanto, os dois últimos servirão como áreas de manobra para os articulados da prefeitura do Rio e para ônibus intermunicipais, não sendo destinados ao embarque e desembarque de passageiros, como esclarece a secretária municipal de Transportes, Maína.

No que diz respeito ao Terminal Deodoro, a secretária de Transportes não fornece uma estimativa do número de usuários que passarão pelo local neste primeiro momento.

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Deixe um comentário

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.