WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

Rio de Janeiro é a primeira cidade do Brasil a inaugurar eletroposto em área pública

Primeiro eletroposto do Rio é inaugurado na Barra da Tijuca - Fábio Motta/Prefeitura do Rio
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

A cidade do Rio deu um passo histórico rumo à mobilidade sustentável, neste sábado (15/02). O primeiro eletroposto exclusivo para veículos elétricos e híbridos em espaço público do Brasil foi inaugurado na Barra da Tijuca. A estação de recarga rápida é resultado do Projeto Eletroposto Carioca, desenvolvido pela empresa EZVolt, em parceria com a Prefeitura do Rio e a rede C40 Cities.

O Eletroposto Carioca é o primeiro  eletroposto público da cidade, parte do projeto Sandbox.Rio, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que foca em projetos de inovação. O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de lançamento ao lado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere e falou sobre o apoio da cidade aos novos negócios.

– O que a prefeitura faz é chamar os inovadores: venham cá que a gente quer fazer junto com vocês. A cidade vai apoiar, a cidade quer ser laboratório dessa sua experiência, quer que você viabilize seu negócio e identifique novas possibilidades de negócios para nossa cidade. O Rio tem muito centro de pesquisa e desenvolvimento, tem muita universidade boa, tem muita gente produzindo coisa interessante. E a gente aqui quer sempre estar de braços abertos para quem inova, para quem inventa e para quem cria.

Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, o secretário de Coordenação Governamental, Edson Menezes, e o subprefeito da Barra da Tijuca, Leandro Marques e representantes do C40 Cities e da EZVolt.

A empresa EZVolt, especializada em serviços de infraestrutura de recarga elétrica e que compõe o portfólio de energias renováveis da Vibra, teve projeto aprovado no primeiro ciclo do Sandbox.Rio, sob coordenação da SMDE. O programa está em seu segundo ciclo. Outro exemplo de iniciativa selecionada é a Whoosh – que opera patinetes na cidade.

Um marco para a eletromobilidade no Brasil

O lançamento do eletroposto ocorre em um momento de expansão acelerada do mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país registrou a venda de 79.304 unidades no primeiro semestre de 2024, um crescimento impressionante de 146% em relação ao mesmo período de 2023. No Rio de Janeiro, esse movimento ganha ainda mais destaque: a capital fluminense já conta com mais de 2.500 veículos elétricos licenciados, e a demanda por infraestrutura de recarga cresce na mesma proporção.

O secretário Osmar Lima destacou a inauguração do eletroposto como um passo importante do desenvolvimento sustentável da cidade.

– O Rio vai liderar o desenvolvimento sustentável do país. A eletrificação da frota é parte importante disso e ter uma rede de eletropostos é fundamental. Estamos inaugurando o primeiro eletroposto da cidade, e isso está sendo feito dentro do Sandbox.Rio, que é uma plataforma para a gente testar tecnologia, obter dados, para quando a gente colocar uma rede de postos, a gente tenha as informações necessárias para fazer isso com segurança.

O posto tem carregadores com potência de 500 kw e a recarga custa R$ 2,50 por kW/h. Ele funciona 24 horas e o serviço é feito por autoatendimento.

Este é o primeiro de muitos eletropostos planejados para o Rio, trazendo inovações como carregadores ultrarrápido Grid Zero, que opera sem conexão à rede elétrica. Com capacidade para veículos elétricos e híbridos, o projeto oferece uma solução prática e acessível, reduzindo emissões de gases de efeito estufa, e promove o fortalecimento da infraestrutura para uma mobilidade urbana mais sustentável.

A iniciativa está alinhada com o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática do Município do Rio de Janeiro, que tem como meta tornar a cidade neutra em emissões de GEE até 2050 e alcançar 40% de veículos elétricos e híbridos na frota até o mesmo ano.

Além disso, o projeto reforça a parceria estratégica entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a C40, por meio da iniciativa Laneshift, que procura viabilizar a transição do transporte de carga para veículos elétricos no Distrito de Baixa Emissão (DBE).

Sandbox.Rio: segurança jurídica para quem quer inovar na cidade

O Sandbox.Rio é programa da Prefeitura do Rio que permite a experimentação de soluções inovadoras em ambiente controlado, com segurança jurídica e clientes reais. O programa busca reduzir barreiras de entrada no mercado para a implementação segura de tecnologias que não se adequam ao quadro regulatório pré-existente, além de oferecer dados importantes para aprimorar políticas públicas e a regulação aplicável.

A Subsecretaria de Regulação e Ambiente de Negócios (SUBRAN) monitorará o desempenho do Eletroposto ao longo de 12 meses, coletando dados para avaliar impactos econômicos, sociais e ambientais. Os resultados servirão de base para propor melhorias regulatórias e apoiar a Prefeitura do Rio na expansão da rede de recarga elétrica na cidade.

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Deixe um comentário

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.