WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

Trem-bala RJ-SP: em que pé estamos?

WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

A alternativa à ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo dá um passo a mais! Após aprovação do pedido de autorização em fevereiro, os responsáveis pela TAV Brasil (Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade) assinaram o contrato junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Juntas, construirão a linha do famoso trem-bala que ligará as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

O modelo de autorização aprovado pelo governo anterior teve como intuito agilizar as obras, permitindo investimento de setores privados – e até a possibilidade de outros trechos. O novo modelo passará por análises do projeto conceitual e especificações técnicas.

Leia mais:

Aprovação não é tudo: TAV Brasil tem prazo e responsabilidades a cumprir

  • Com a aprovação, a empresa tem um prazo de dois anos para apresentar o desenvolvimento do projeto de engenharia.
  • Também será necessário obter licenças ambientais em todo o entorno do projeto.
  • Nesse período, caso algo não esteja alinhado, a empresa corre o risco de perder a licença para a construção.

A companhia agora é responsável por traçar negociações com governadores e prefeitos de lugares por onde o trem passará. Dependendo do que for negociado, alterações no percurso previsto inicialmente poderão ser feitas.

O documento prevê um trajeto de 378 km em ferrovias, com previsão de 1h30 de duração – em uma velocidade de 350 km/h. Caso o projeto seja construído com as previsões iniciais, o trem-bala se tornará um dos meios de transporte mais rápidos do mundo.

O valor inicial está estimado em 50 bilhões de reais.

Via: Folha

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Por Olhar Digital

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Deixe um comentário

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.