WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

Intervenções artísticas aprofundam a experiência no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Imagem do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos | Crédito Cidade Viva
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

O calendário cultural do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro (RJ), ganhou uma atração a mais em 2023: as intervenções. Trata-se de dinâmicas artísticas que ocorrem no sábado anterior aos eventos agendados, no dia, e no fim de semana seguinte, sempre provocando o envolvimento do público nas temáticas propostas. Os seis eventos programados para o ano terão essas novas camadas de reflexão para aprofundar a experiência no Parque de maneira participativa.

As intervenções bebem na fonte do ‘happening’, uma forma de expressão planejada que combina características das artes cênicas com elementos de espontaneidade, improvisação, imprevisibilidade e participação do espectador. Além de dialogarem com a programação dos eventos, as intervenções sempre tocarão, de uma maneira ou de outra, o tema da memória.  

O projeto do Parque este ano conta com o talento de dois jovens arte-educadores que contribuem para conceituação, conteúdo e performance das intervenções: Rodrigo Pajeú, educador, artista visual e designer que tem como campos de investigação o design, o patrimônio e a memória gráfica para valorização de territórios, as artes visuais e a mediação educativa, e Thays Santos, atriz, arte-educadora, produtora cultural, percussionista, contadora de histórias e artesã. 

A primeira série de intervenções, que relaciona-se com o evento ‘Exposição Mulheres de São João Marcos – Transgênero e preconceito’ – no dia 18 de março – será realizada nos dias 11, 18 e 25. Por meio de uma personagem e abordagem específicas, tem o objetivo de sensibilizar o olhar em relação ao patrimônio de São João Marcos a partir de estímulos artísticos para a ressignificação e a continuação de sua memória. 

Sobre o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro (RJ) mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.

Conecte-se:
Facebook e Instagram: @parquesaojoaomarcos
Site: www.saojoaomarcos.com.br

E-mail: [email protected]

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Deixe um comentário

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.