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Carro elétrico mais barato do mundo? Conheça o Mullen-Go

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Para que mais pessoas consigam ter um carro elétrico na garagem, é fundamental ter opções mais populares no mercado. Muitas fabricantes já estão de olho nisso, inclusive gigantes como a Volkswagen.

A norte-americana Mullen Automotive já tem uma solução que pesa menos no bolso: o Mullen-Go (também conhecido como I-Go). 

O que você precisa saber sobre o Mullen-Go

  • O modelo compacto e acessível foi anunciado no fim de outubro de 2022 como a proposta de ser um dos EVs mais baratos do mundo.
  • Seu principal atrativo é justamente o preço. Na China, uma unidade sai por menos de US$ 9,5 mil (US$ 9.385) — abaixo da faixa dos R$ 50 mil em conversão direta.
  • O segredo para o custo mais baixo começa pela fabricação. Na realidade, o carro não foi projetado pela Mulles. O Mullen-Go é um veículo licenciado feito pela chinesa Henan Henrey Shiying Vehicle.
  • O EV vem equipado com um motor elétrico no eixo traseiro que gera 46 cavalos.
  • A potência é suficiente para acelerar até 100 km/h.
  • Parece pouco, no entanto, como pesa apenas 795 kg, a falta de força não prejudica a dirigibilidade.
  • Sua bateria possui 16,5 kWh de capacidade, já a autonomia estimada por carga é de 200 km.
Carro elétrico Mullen-Go
Na China, uma unidade do carro elétrico sai por menos de R$ 50 mil em conversão direta. Imagem: Divulgação/Mullen Automotive

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Quem pode comprar o carro elétrico?

Na China, o projeto original é de um veículo de passeio para quatro ocupantes, porém a Mullen preferiu adaptar o carro para uso comercial no ocidente. A princípio, o Mullen-Go será vendido no Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Irlanda para atender a alta demanda por veículos capazes de percorrer becos e ruas estreitas, algo muito comum na Europa.

Percebemos que um dos problemas mais críticos hoje é a entrega ineficiente de última milha nos centros urbanos. A introdução do I-Go cria oportunidades onde há uma grande demanda por este tipo de veículo de pequeno porte

David Michery, CEO e presidente da Mullen Automotive

Carro elétrico Mullen-Go
Imagem: Divulgação/Mullen Automotive

A Alemanha foi o primeiro país a receber o modelo no fim do ano passado. Por lá, o preço final ficou mais salgado: US$ 11.999, praticamente R$ 63 mil na cotação atual sem taxas e impostos.

Ainda assim, como comparativo, essa quantia compra atualmente a versão mais básica do Renault Kwid no Brasil (R$ 63.033,00). O modelo de entrada da marca francesa vem com motor três cilindros 1.0, direção elétrica, travas e vidros dianteiros elétricos e ar-condicionado de fábrica.

Hoje, o carro elétrico novo menos caro do Brasil é o também chinês JAC E-JS1, que sai por R$ 145.900 e oferece motor de 62 cv e 302 km de alcance por carga — o valor é quase três vezes superior ao do Mullen-Go. Resta saber se o carro também chegará em mais mercados com preço competitivo e, quem sabe, em versão de passeio, assim como na China.

Imagem principal: Divulgação/Mullen Automotive

Com informações da Mullen Automotive

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Por Olhar Digital

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Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.