WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

“AQUI” se apresenta de graça na Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim, no Pechincha

Foto Renato Mangolin
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

“AQUI” se apresenta de graça na Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim (Praça do Barro Vermelho s/nº, Pechincha), neste sábado (8/7) às 16h.  O espetáculo explora as sutilezas do momento presente através de técnicas de improvisação cênica e acrobacia, acompanhadas por música ao vivo. Mariana Taques e Ruy Carvalho são os protagonistas desta dança, estabelecendo uma conexão única com o espaço e entre si, explorando minuciosamente cada detalhe deste encontro. Sem uma narrativa estruturada, a performance se transforma em uma dança atmosférica, onde a simplicidade do movimento se converte em poesia.

Foto Renato Mangolin

A iniciativa de montar um projeto que aborde o habitar poético do espaço e do tempo é uma maneira dos seus idealizadores tornarem o olhar o protagonista da ação, buscando capacidade para capturar a beleza de viver no presente.

“AQUI”, de algum modo, é a nossa maneira de ocupar poeticamente o nada. O nada, ao que me refiro, tem conexão com a angústia inerente à existência. Como ocupamos essa folha em branco que é o agora? A gente descobre a cada dia. Tentamos fazer isso dançando. Às vezes, dá uma paz”, reflete Ruy Carvalho.

O projeto recebeu apoio do edital de Fomento à Cultura (FOCA) da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro. Além da produção e apresentação, a ação também inclui duas oficinas de movimento e corpo ministradas por Mariana Taques e Ruy Carvalho. A primeira oficina, intitulada “Carregamentos corporais e quedas”, é direcionada a profissionais das artes cênicas e será realizada no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Já a segunda oficina, chamada “Criação na improvisação”, ocorrerá no Museu da Maré, com foco em companhias e coletivos de artes cênicas da periferia.

Foto Renato Mangolin

Sinopse:

“AQUI!”  Um espetáculo de dança e circo contemporâneo onde dois palhaços dançam as sutilezas do momento presente utilizando técnicas da improvisação cênica, dança e acrobacia. Não há história, mas uma dança atmosférica onde a despretensão do movimento torna-se poesia. Um dueto cômico que se enamora a cada momento pela relação que descobre entre si, a arquitetura e a plateia.

Serviço:

Onde: Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim

Quando: 08/7 (sábado) às 16h

Endereço: Praça do Barro Vermelho s/nº, Pechincha

Entrada: gratuita

Classificação: livre   

Duração: 40 minutos

Ficha Técnica

Dramaturgia e atuação: Mariana Taques e Ruy Carvalho

Direção: Diogo Granato

Direção de arte: Ruy Carvalho e Fernando Alax

Músico: Fábio Gomes/Rodrigo Gondim

Iluminação: Nina Balbi

Figurino: Roberta Bussoni

Foto: Ian Maenfeld

Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues|Aquela Que Divulga

Assistência de produção: Martha Avelar

Produção: Lasca Produções e Casa136 Produções Artísticas

Idealização: Mariana Taques e Ruy Carvalho

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Deixe um comentário

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.