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Avenida Brasil terá faixa seletiva para ônibus, de Guadalupe ao Caju, a partir de sábado

O anúncio da volta da faixa seletiva da Avenida Brasil
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Em mais uma etapa de preparação para o início das operações do BRT Transbrasil, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Transportes e da CET-Rio, dará início, a partir do próximo sábado (7/10), à operação da faixa seletiva exclusiva para ônibus (municipais, intermunicipais e interestaduais) em ambos os sentidos da Avenida Brasil, de Guadalupe ao Caju.

A reintrodução da faixa seletiva tem como principal objetivo reduzir o tempo de deslocamento dos usuários do transporte público coletivo. Além disso, essa medida contribuirá para a adaptação da região ao futuro funcionamento do Transbrasil.

O anúncio da volta da faixa seletiva da Avenida Brasil foi feito no COR – Beth Santos Prefeitura do Rio
O anúncio da volta da faixa seletiva da Avenida Brasil foi feito no COR – Beth Santos Prefeitura do Rio

“A reativação da seletiva é uma preparação para o início da operação do BRT Transbrasil no próximo ano. O percurso da seletiva cobre uma distância de 22 quilômetros entre as estações do BRT Guadalupe e Caju, e somente ônibus terão permissão para trafegar. Táxis, vans e veículos em geral estão proibidos e sujeitos a multas”, afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

A fiscalização será realizada por meio de 19 radares fixos, oito lombadas eletrônicas e equipes da CET-Rio, abrangendo não apenas o excesso de velocidade, mas também a invasão da pista seletiva por veículos não autorizados, com o objetivo de priorizar o transporte coletivo, destacou o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

Aqui estão mais detalhes sobre a operação da faixa seletiva:

  • A faixa seletiva estará operando 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • A faixa seletiva ocupa a faixa mais à esquerda das pistas, em ambos os sentidos da Avenida Brasil, com uma extensão de 22 km, abrangendo os bairros de Guadalupe e Caju.
  • Cerca de 70 linhas de ônibus utilizarão a faixa seletiva para oferecer serviços expressos neste trecho da Avenida Brasil. As linhas com serviço local continuarão nas vias laterais.
  • A faixa exclusiva no sentido Santa Cruz começa na Estação BRT Vasco da Gama, em São Cristóvão, e termina na Estação Guadalupe.
  • A faixa exclusiva no sentido Caju começa na Estação Guadalupe e termina na Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.
  • A circulação na faixa seletiva é restrita a ônibus e micro-ônibus, mas também são autorizados veículos destinados a serviços de socorro de incêndio e salvamento, veículos policiais, veículos de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, veículos de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública.
  • O limite de velocidade na faixa seletiva é de 70 km/h, e a fiscalização será realizada por radares fixos e lombadas eletrônicas.
  • São 7 km de trecho segregado, entre o Trevo das Margaridas e a Estação BRT Guadalupe. Os outros 14,8 km da via estão sinalizados com faixa branca contínua entre o Trevo das Margaridas e a Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.
  • A faixa seletiva será devidamente sinalizada, com quatro mil segregadores, 218 placas de trânsito e pictogramas no asfalto.
  • O Viaduto da Treliça, localizado no bairro do Caju, será exclusivo para ônibus, enquanto o acesso ao Viaduto da Avenida dos Campeões, em Bonsucesso, estará bloqueado para outros veículos não autorizados.

Quanto ao trânsito de veículos não autorizados, o Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula que veículos que circularem na faixa ou via exclusiva para o transporte público coletivo de passageiros, salvo em casos de força maior e com autorização do poder público competente, cometerão uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47.

Quando o BRT Transbrasil iniciar suas operações, a faixa seletiva será substituída pelo corredor do BRT, que permitirá aos ônibus compartilhar o espaço com os ônibus articulados “amarelinhos”. Devido ao aumento no número de ônibus, o corredor será expandido entre o Terminal Margaridas e o Cemitério do Caju, ocupando duas faixas da pista em ambos os sentidos. Apenas os ônibus articulados poderão fazer paradas para embarque e desembarque de passageiros nas estações do BRT.

Todas essas medidas fazem parte da reconstrução do sistema de transporte público do Rio de Janeiro, incluindo a aquisição de 628 novos ônibus, reformas em todas as estações, a reconstrução da pista da Transoeste em concreto e a transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. Além disso, estão em andamento as obras de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que integrará o BRT com o VLT e os ônibus municipais. Gradualmente, o novo sistema de bilhetagem digital chamado “Jaé” está sendo implementado nos modais de transporte público coletivo regulados pelo município.

A Prefeitura do Rio inaugurou o Terminal de Integração de Deodoro em setembro, que inicialmente recebeu ônibus articulados do BRT Transolímpica. Com o progresso das obras do BRT Transbrasil, a conexão entre ambos os corredores expressos será estabelecida até o final deste ano, chegando ao Terminal Intermodal Gentileza. Ao todo, serão 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o Intermodal Gentileza) e 22 intervenções, incluindo viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de 26 km.

As obras do Terminal Intermodal Gentileza continuam em ritmo acelerado, com planos de integração do BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que serão estendidas

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Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.