WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

Brasil é o principal alvo de ataques cibernéticos na América Latina 

WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

De acordo com a mais nova versão do Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS da Netscout System, empresa líder global em soluções de cibersegurança, o Brasil é o maior alvo das organizações criminosas na América Latina, encabeçando o ranking de ataques DDoS com 285.529 registros (39% dos 727.686 de toda a região). 

  • A pesquisa se refere ao 2º semestre de 2022; 
  • O levantamento, que analisa o impacto dos ciberataques em diversas instituições de todo o mundo, também apontou um aumento de 19% em relação ao número de ataques cibernéticos do primeiro semestre do mesmo ano na América Latina;  

Leia mais! 

Com uma duração média de 16 minutos e força máxima de 288,16 GB por segundo, os principais alvos dos cibercriminosos são as instituições de telecomunicação sem fio (33.593) e telecomunicação com fio (10.050) brasileiras. Outros setores como servidores de processamento de dados (7.584), agências e corretoras de seguros (7.078) e empresas locais de transporte de cargas (2.007) também atraem a atenção dos grupos criminosos. 

Na região LATAM (que engloba 20 países), 49% das invasões duraram de 5 a 15 minutos, com foco principalmente na telecomunicação sem fio (48.420), com fio (41.969) e servidores de processamento de dados (11.310).  

Imagem: Golden Dayz/ Shutterstock

Globalmente, os ataques aumentaram 13% em relação ao primeiro semestre de 2022, atingindo o marco de 6.797.959, com os países do EMEA (Europa, Oriente-Médio e África) sendo alvo de 2.102.844 das ações intrusivas. 

O que são ataques de DDoS?

Também conhecido como Ataques de Negação de Serviço Distribuído, o DDoS é uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para os seus utilizadores. É uma invalidação do serviço, deixando a página web ou o serviço de rede no modo off-line. Existem vários tipos de ataques DDoS.

Brasil líder em golpes também pelo WhatsApp 

Segundo pesquisa da Kaspersky, empresa russa de segurança digital, o Brasil também lidera quando o assunto é golpes com link falso pelo WhatsApp, o famoso phishing. 

A empresa de cibersegurança identificou 76 mil tentativas da fraude do tipo no país em 2022, com o WhatsApp concentrando 82,71% dos links falsos bloqueados pela Kaspersky. O rival Telegram ficou em segundo, com 14,12%, seguido pelo Viber (3,17%). 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Por Olhar Digital

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Deixe um comentário

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.