WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

Cidade do Fogo é criada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para treinamentos

Cidade do Fogo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Imagem: 2° Sargento Fraga/CBMERJ
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

O Governo do Estado do Rio inaugurou, nesta quarta-feira (07/05), um dos mais modernos complexos de treinamento de combate a incêndios urbanos do Brasil. A Cidade do Fogo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) tem cerca de 1.500 m² de área construída e é composta por cinco fases que reproduzem situações reais de incêndios em edificações, como residências e estabelecimentos comerciais, túneis e até garagens em subsolo.

Fruto de um investimento do Governo do Estado da ordem de R$ 5 milhões, o equipamento foi projetado para oferecer uma ampla variedade de atividades e exercícios. A queima controlada permite que os militares observem o comportamento do fogo e da fumaça, entendam o desenvolvimento dos incêndios e vivenciem chamas reais a fim de efetuar a melhor gestão de recursos no combate ao incêndio.

Cidade do Fogo CBMERJ
Cidade do Fogo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Imagem: 2° Sargento Fraga/CBMERJ
  • Hoje, o Estado do Rio de Janeiro conta com uma das estruturas mais modernas do mundo para capacitação dos nossos bombeiros. E é esse treinamento continuado que prepara a tropa para os salvamentos de excelência do dia a dia. Continuaremos a investir forte na corporação porque estamos falando de salvar vidas – reforçou o governador Cláudio Castro.

A Cidade do Fogo funciona como um conjunto de salas de aula em forma de Simuladores de Desenvolvimento de Incêndio – SDI que podem atingir temperaturas superiores a 600 ºC. Os simuladores colocam os militares dentro da cena, o mais próximo possível de um incêndio real, tudo isso sob supervisão, controle e segurança dos instrutores treinados e certificados.

As estruturas, montadas a partir de contêineres marítimos adaptados, ficam localizadas no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, em Guadalupe. Cada espaço tem um tamanho, uma característica e uma finalidade diferente.

  • O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro possui lugar de vanguarda no cenário nacional em treinamento e combate a incêndios. O complexo conta com cinco fases de treinamento, em grau crescente de dificuldade e complexidade. Os simuladores são amplamente utilizados por serem considerados ambientes controlados, permitindo que os militares pratiquem e aperfeiçoem suas habilidades de forma segura e eficaz – destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
Cidade do Fogo CBMERJ
Cidade do Fogo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Imagem: 2° Sargento Fraga/CBMERJ

Cidade do Fogo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Imagem: 2° Sargento Fraga/CBMERJ.

Dinâmica

Dentro dos equipamentos, os militares são colocados à prova em situações de pouca visibilidade, com muito calor e fumaça. Os exercícios propostos envolvem observação e ataque às camadas de gases, progressão em incêndio, passagem de portas, ventilação tática, busca e resgate de vítimas e combate às chamas, entre outros. Os alunos poderão analisar o incêndio desde o seu início até o ápice, e montar linhas de atuação, inclusive em cenários desafiadores, com múltiplos cômodos e pavimentos.

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.