WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: município do Rio registra mais de 9.700 casos em 2022

Imagem divulgação Viva Rio
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam 9.761 casos de tuberculose no município do Rio de Janeiro em 2022, o que apresenta um aumento de 3,48% comparado ao ano anterior, em que foram registrados 9.432 pacientes com a doença. As Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde são fundamentais na luta contra a tuberculose, que ainda acomete milhares de pessoas todos os anos. 

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24) marca a importância dos profissionais de saúde das unidades básicas, que auxiliam na descoberta da doença e no tratamento, garantindo que seja feito corretamente. Um dos pacientes assistidos é Cristiano dos Santos, de 43 anos. Ele é acompanhado pela Clínica da Família Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecida como Cazuza, que fica em Guaratiba. A unidade é administrada pelo Viva Rio em cogestão com a prefeitura.

Nesta data, no ano passado, Cristiano estava em tratamento, mas hoje já concluiu e está totalmente recuperado. “Estou me sentindo muito bem, graças a Deus. Sou muito grato à equipe da Clínica da Família e à Cátia [Agente Comunitária de Saúde que o acompanhou] que me ajudou muito. A equipe ia sempre em minha casa, fui muito bem tratado”, conta Cristiano, feliz de poder voltar aos seus trabalhos como pedreiro. 

O tratamento de Cristiano durou cerca de 9 meses, em julho de 2022 ele recebeu alta por cura. Essa foi a terceira vez que ele começou a se tratar da doença. Por causa de uma hepatite medicamentosa, ele precisou interromper o tratamento, mas retornou e concluiu, seguindo orientações de um pneumologista. 

Cátia Maia, agente comunitária de saúde na Clínica da Família Cazuza, foi quem acompanhou todo o tratamento de Cristiano. Ela conta que, por ser um paciente em vulnerabilidade social, ele precisou ser assistido mais de perto. “Quando eu o encontrei, ele estava extremamente debilitado e não obedecia ordens médicas. Então tomei a iniciativa de acompanhá-lo no atendimento. Ia com ele em exames e consultas, especialmente ao pneumologista para saber como ele estava reagindo aos medicamentos”.

Algum tempo depois, Cátia conta que ele ficou mais independente e responsável em seu tratamento. “Quando percebi que ele tinha aderido ao tratamento e estava colaborativo, eu comecei a fazer uma troca com ele: um dia eu ia até a casa dele, no outro ele vinha até a Clínica. Mesma coisa com consultas, em um dia o acompanhava, em outros já ia sozinho”.  

Na Área Programática 5.2, que compreende os bairros da Zona Oeste do Rio, como Campo Grande, Guaratiba, Cosmos e Santíssimo, foram registrados pelo Sinan 641 casos da doença em 2022, 4% a mais que em 2021, quando foram 615. 

Sintomas e tratamento da tuberculose 

Os sintomas mais comuns da tuberculose são: tosse com duração de pelo menos duas semanas, febre noturna, sudorese noturna e emagrecimento, de acordo com a enfermeira e gerente da unidade, Mayara Karla da Silva. 

Em geral, o tratamento é feito em seis meses, mas pacientes diabéticos e que têm HIV se medicam por nove meses. Caso o indivíduo abandone o tratamento, o tempo pode ser ainda maior e durar um ano. Por isso, Mayara aponta a importância de não interromper a medicação e seguir todas as orientações médicas.

“Em casos de abandono, a doença pode voltar mais forte e o tratamento feito anteriormente pode não servir, tendo que fazer um novo, mais específico e por um período mais longo. E também pode levar à morte”, enfatiza. 

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Deixe um comentário

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.