WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

Pedro do Rio: um distrito de Petrópolis com história, natureza e charme

A estação de Pedro do Rio foi inaugurada em 1886 | Foto Antônio Araujo
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Pedro do Rio é um dos maiores distritos de Petrópolis, com uma área de 210km². Apesar de sua extensão, tem poucos habitantes: apenas 12 mil pessoas vivem nessa região. O distrito fica a 27km do centro histórico de Petrópolis, em uma paisagem de vales e montanhas, com altitudes variadas.

Um dos maiores distritos de Petrópolis em termos de extensão com 210km Pedro do Rio chama a atenção pela tranquilidade
Um dos maiores distritos de Petrópolis em extensão com 210km Pedro do Rio chama a atenção pela tranquilidade | Foto: Antônio Araujo

O nome Pedro do Rio tem uma origem curiosa: Segundo a tradição, havia dois ranchos perto do Rio Piabanha, onde hoje é a antiga estação ferroviária. Os donos dos ranchos se chamavam Pedro, mas um ficava no Alto Pegado e o outro na parte baixa do rio. Para diferenciá-los, as pessoas os chamavam de Pedro do Alto e Pedro do Rio. E assim o lugar ficou conhecido como Pedro do Rio.

IGREJA DE SÃO PEDRO Essa é uma capela charmosa e antiga, construída em 1894 no centro de Pedro do Rio. Ela tem uma arquitetura simples e acolhedora, que reflete a fé e a tradição dos moradores do distrito.

Igreja de São Pedro localizada no distriro de Pedro do Rio em Petropólis
localizada no centro de Pedro do Rio, essa pequena e simpática capela foi erguida em 1894 | Foto: Antônio Araujo

VILA DE SECRETÁRIO O distrito de Pedro do Rio abriga a vila de Secretário, um lugar pequeno, mas cheio de encantos. Lá você pode encontrar lojas de artesanato, restaurantes, lanchonetes e muitos produtos locais, como queijos, doces e cachaças.

Cachoeira da Rocinha fica bem perto da saída de Pedro do Rio ótimo para se refrescar no clima da serra | Foto: Antônio Araujo

CENTRO CULTURAL CELINA DE OLIVEIRA BARBOSA Esse centro cultural funciona na antiga estação de trem de Pedro do Rio, que foi inaugurada em 1885 para transportar o café de Minas Gerais. Hoje em dia, o espaço oferece aulas de artesanato, informática, exposições e bibliotecas para a comunidade.

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Deixe um comentário

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.