WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

Peixe pré-histórico gigante é descoberto sob estrada rural

WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Um artigo publicado semana passada na revista científica PLOS ONE descreve um peixe pré-histórico gigante que foi encontrado debaixo de uma estrada rural na África do Sul. Segundo os autores do estudo, o fóssil foi escavado em uma estrada perto da fazenda Waterloo, no sul da cidade de Makhanda. 

O paleontólogo Rob Gess mostrando o fóssil. Imagem: Gess, Ahlberg / PLOS One / CC BY 4.0

As análises revelaram que ele é da família Tristichopteridae – um grupo extinto de peixes enormes com barbatanas lobadas que viveram durante o período Devoniano, há 419 milhões de anos.

publicidade

Durante a escavação, foram encontradas partes do crânio dérmico, da mandíbula inferior, da cobertura branquial e da cintura escapular. A nova espécie foi designada Hyneria udlezinye.

O peixe ao qual pertenciam os restos mortais teria pelo menos oito metros de comprimento, que, segundo o estudo, seria o tamanho médio para essa espécie.

Esta é uma espécie inteiramente nova, ainda conhecida apenas no local da Fazenda Waterloo. Embora a Hyneria lindae relacionada da Pensilvânia tenha sido previamente caracterizada pela descrição de ossos isolados e associações de ossos, esta é a primeira vez que uma reconstrução do crânio e da cintura escapular de uma Hyneria foi alcançada.

Rob Gess, paleontólogo e pesquisador associado do Museu Albany da África do Sul e coautor do estudo, em entrevista ao site Newsweek.

Leia mais:

A família dos tristichopteridos é o grupo de peixe mais intimamente relacionado com os tetrápodes – animais com quatro membros. Eles são frequentemente usados como exemplos da forma ancestral pré-tetrápode.

Acredita-se que esses peixes gigantes evoluíram em Gondwana – uma grande massa de terra que se formou há 550 milhões de anos, muitas vezes referida como um supercontinente. Os cientistas supõem que a espécie migrou para a Euramérica – outro supercontinente antigo.

Segundo o estudo, o espécime descoberto provavelmente era o principal predador de água doce na área da Fazenda Waterloo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Por Olhar Digital

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Deixe um comentário

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.