WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

Tratamento de água tem etapa otimizada

WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

A água é essencial para a vida, mas antes de chegar a torneira de casa ela precisa passar por um meticuloso processo de tratamento. Uma das etapas é a floculação, onde são removidos patogênicos microscópicos do líquido. Agora, uma equipe de pesquisadores desenvolveu uma técnica para otimizar esse processo.

  • A água, antes de tratar contém patogênico microscópicos que não são facilmente removidos, por isso ela precisa passar pelo processo de floculação;
  • Nessa etapa do tratamento de água, são adicionados produtos químicos coagulantes que vão formar flocos, grandes aglomerados de patogênicos, que ficaram suspensos sobre a água e podem ser facilmente filtrados;
  • No entanto, o problema da floculação está na mistura dos produtos químicos. Se eles foram mal misturados, a formação de flocos não ocorre. Se for muito intensa, os aglomerados se formam, mas facilmente se desfazem.

Para resolver esse problema, pesquisas anteriores dividiram a monitoração dessa etapa do tratamento da água em duas fases. Uma em que primeiro eram adicionadas partículas artificiais de características conhecidas e a mistura era monitorada. Na segunda, um novo experimento era feito com as mesmas configurações e os flocos de patogênicos – “reais” – eram monitorados.

publicidade

Leia mais:

Novo método de tratamento de água

Agora, o novo método publicado recentemente na revista ACS ES&T Engineering pelos cientistas da Texas A&M University monitora essa etapa do tratamento em uma única fase. A técnica observa o tamanho e a forma dos flocos e a intensidade em que os produtos químicos estão sendo misturados.

A etapa de floculação é a que consome mais energia no processo de tratamento de água. A pesquisa pode ser utilizada para remover com êxito os microrganismos patogênicos de forma otimizada.

Desenvolvemos uma técnica totalmente nova para monitorar de forma não intrusiva a mistura, para que possamos controlá-la com precisão, quantificar as heterogeneidades dentro do reator e potencialmente otimizá-lo para criar flocos com as características desejadas e, ao mesmo tempo, minimizar o consumo de energia

Dr. Kuang-An Chang, coautor da pesquisa, em resposta a Phys.

Além da energia, a nova técnica desenvolvida na pesquisa também vai reduzir pela metade o trabalho gasto nessa etapa do tratamento de água.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Por Olhar Digital

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Deixe um comentário

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.