WhatsApp Estou Online
Rio de Nojeira - Notícias do Rio de Janeiro e do Brasil

Vítimas de Roubo ou Furto de Veículos, ficam isentas de Taxas de Reboque e Permanência em Pátios diz Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nova regra do Governo do RJ elimina cobrança de taxas de reboque e pátio para vítimas de roubo ou furto de veículos | Imagem reprodução Internet
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

O Governo do Estado do Rio de Janeiro implementou uma medida que isenta vítimas de roubo ou furto de veículos do pagamento de taxas de reboque e permanência em pátios públicos. A iniciativa, que já está em vigor, busca reduzir o impacto financeiro sobre cidadãos que enfrentam a perda de seus veículos devido à criminalidade.

A decisão foi formalizada por meio de uma resolução da Secretaria de Segurança Pública, estabelecendo que, em casos de roubo ou furto, a retirada do veículo recuperado não gera despesas referentes ao acautelamento, desde que realizada em um prazo de três dias úteis. No entanto, a legislação anterior não abordava explicitamente a questão da remoção dos veículos do local de recuperação até os depósitos, o que permitia a cobrança de taxas de reboque.

A medida surge em resposta às críticas de cidadãos que, após terem seus veículos roubados, enfrentavam dificuldades adicionais para recuperá-los. Além do trauma do crime, muitos relatavam a cobrança de taxas elevadas e a burocracia para retirar os veículos dos pátios. Em alguns casos, as taxas de reboque variavam entre R$ 106,90 e R$ 540,48, dependendo do tipo de veículo.

A nova política busca corrigir essas injustiças, garantindo que as vítimas de crimes não sejam penalizadas financeiramente por circunstâncias fora de seu controle. A expectativa é que a medida traga alívio para muitos cidadãos e contribua para uma maior confiança nas instituições públicas.

A segurança pública continua sendo uma preocupação no estado. Em 2024, o Rio de Janeiro registrou uma média de 84 carros roubados por dia, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). A nova medida representa um passo importante na proteção dos direitos dos cidadãos e no fortalecimento da justiça social.

Compartilhe :
WhatsApp
Facebook
X
Telegram
Print

Esclarecimento sobre a criação do site Rio de Nojeira

Gostaria de esclarecer os motivos que levaram à criação do site Rio de Nojeira. Ocorre que o criador do Rio de Nojeira Oficial optou por não registrar o domínio http://riodenojeira.com.br. Como já havia algum tempo que eu possuía esse domínio registrado, fui questionado pelo dono do Rio de Nojeira de maneira pouco educada sobre esse registro.

Sendo uma pessoa de caráter e agindo com transparência, mesmo sabendo que o domínio estava livre para registro na época, decidi repassá-lo ao dono do Rio de Nojeira. No entanto, ele não renovou o domínio, levando ao congelamento do mesmo pelo Registro.br. Assim que o domínio foi liberado novamente para registro, procedi com a sua aquisição, seguindo todas as normas legais.

Reitero que a criação do site Rio de Nojeira não tem qualquer intenção de denegrir ou competir com as mídias já cadastradas pelo Rio de Nojeira Oficial. Meu objetivo é atuar dentro da legalidade e contribuir de forma positiva para o público interessado no conteúdo.